Apurado pelo site Newtral 🇪🇸
As imagens são de 2021 e correspondem a uma altercação numa discoteca que resultou na detenção de quatro estrangeiros, sem menção ao seu estatuto migratório.
Circula nas redes sociais um vídeo que mostra um confronto entre policiais e uma multidão em campo aberto. Segundo as mensagens que o partilham, seria uma “luta entre imigrantes e a polícia italiana” na ilha de Lampedusa , mas isto é falso . As imagens são de 2021 e correspondem a uma briga do lado de fora de uma boate na cidade italiana de Marotta .
“Que grande integração os novos italianos estão a demonstrar em Lampedusa” ou “imagens do conflito entre imigrantes e a polícia italiana em Lampedusa”, dizem publicações partilhadas no Facebook e no X (antigo Twitter) desde pelo menos 16 de setembro.
Eles são acompanhados por um vídeo de um minuto e 13 segundos mostrando altercações entre uma grande multidão e vários policiais. Estes estão localizados em campo aberto onde há um carro estacionado com a inscrição “Carabinieri” escrita nas portas. Observa-se como várias pessoas se empurram e se socam enquanto outras atacam um dos agentes. Além disso, algumas das mensagens indicam que os supostos imigrantes estariam na Itália de forma irregular.
Contudo, não é verdade que o vídeo viral mostre uma briga entre imigrantes e a polícia em Lampedusa. As imagens não são atuais e não estão registradas na ilha italiana. O vídeo remonta a 2021 e se passa na cidade de Marotta, no centro da Itália, e, segundo a mídia local, corresponde a uma briga do lado de fora de uma boate. O incidente resultou em quatro detidos do Senegal, Colômbia e Albânia, mas nenhuma menção foi feita ao seu estatuto de imigração…
Veja a apuração completa no site Newtral 🇪🇸