Apurado pelo site Newtral 🇪🇸
As imagens são de 2017 e correspondem a um projeto da ONG Médicos do Mundo que contou com a participação de maquiadores palestinos.
Circula nas redes sociais um vídeo em que várias crianças aparecem maquiadas com feridas no rosto e em outras partes do corpo. Segundo as mensagens que a compartilham, as imagens mostrariam maquiadores e atores em Gaza fingindo estar feridos após os ataques israelenses em 2023, mas é falso .
“Vamos verificar um pouco a contagem muito rápida de mortes em Gaza. Olha, existem atores muito bons e maquiadores de primeira linha”, dizem postagens compartilhadas no Facebook,
Eles são acompanhados de um vídeo de 44 segundos em que crianças aparecem sendo maquiadas para, supostamente, simular que seus rostos estão ensanguentados, com hematomas e cinzas. Nenhum diálogo pode ser ouvido nas imagens, mas elas incluem legendas em inglês que dizem: “A nova falsificação dos residentes de Gaza. Eles fazem sangue falso e feridas que, claro, não são reais. “Tudo isso é para fazer o mundo sentir pena deles, para fazer com que Israel fique mal.”
No entanto, não é verdade que o vídeo viral mostre maquiadores e atores se fazendo passar por vítimas dos ataques israelenses a Gaza em 2023. As imagens datam de 2017 e correspondem a um projeto realizado pela ONG Médicos do Mundo em Gaza que incluiu a ajuda de maquiadores palestinos…
Veja a apuração completa no site Newtral 🇪🇸