Apurado pelo site Newtral 🇪🇸
As imagens, que circulam desde 2014, correspondem às filmagens da longa-metragem Mediterranea e a polícia italiana negou que fossem reais
Circula nas redes sociais um vídeo em que um grupo de pessoas aparece batendo nas janelas de um carro preto e que, segundo as publicações que o compartilham, mostraria vários imigrantes em confronto com a polícia na Itália . No entanto, isto é falso : as imagens circulam desde 2014 e correspondem às filmagens do filme Mediterranea .
“Itália. Um grupo de chapistas da Jovenlândia afina um carro da polícia, de acordo com seus costumes” [sic] ou “Imigrantes ilegais na Itália fazendo intercâmbio cultural com a polícia”, dizem postagens compartilhadas no Facebook e no X (antigo Twitter). São acompanhados por um vídeo de 26 segundos – por vezes é transmitida uma versão mais longa de 56 segundos – em que um grupo de homens, alguns deles racializados, aparece a bater num carro preto com bastões e paus de metal. Na lateral do veículo há uma linha vermelha e lê-se a palavra “carabinieri”, nome da polícia italiana.
Contudo, não é verdade que o vídeo mostre imigrantes a bater num carro da polícia em Itália. As imagens circulam desde 2014 e correspondem às filmagens do filme Mediterranea , cujo enredo centra-se na história de dois amigos que emigram do Burkina Faso para Itália onde se deparam com um clima de hostilidade para com os refugiados. Da mesma forma, a polícia italiana negou que as imagens virais fossem reais, chamando-as de “ falsificação ” e “parte de um filme”.
[Cinco boatos feitos de filmes: quando fotos e adereços servem para desinformação]..
Veja a apuração completa no site Newtral 🇪🇸