Falso: Este vídeo não mostra helicópteros israelenses matando participantes do festival Supernova

Apurado pelo site Facta 🇮🇹

No dia 15 de novembro de 2023, a redação da Facta recebeu uma denúncia via WhatsApp solicitando a verificação de uma postagem em inglês publicado nem 9 de novembro de 2023 em X porRede de Notícias Quds, uma agência de notícias palestina. O conteúdo social contém um vídeo de um suposto tiro feito por uma aeronave militar em ação enquanto atinge carros e pessoas de cima.

As imagens são acompanhadas de texto afirmando que a filmagem em questão foi gravada em 7 de outubro de 2023, por um helicóptero Apache israelense visando “o que parecem ser civis israelenses” presentes no festival de música Supernova.

A referência é à festa rave organizada no deserto do Negev, numa zona distante cerca de 6 quilômetros da Faixa de Gaza, e que em 7 de Outubro de 2023 foi um dos alvos do ataque que o Hamas, o grupo extremista palestiniano, lançou contra Israel. No ataque ao festival israelenseEles estão mortos mais de 270 pessoas. De acordo com a postagem em análise, portanto, muitos participantes da festa rave foram mortos pelo exército israelense. Conteúdo semelhante, em italiano, foi publicado no Facebook e TikTok.

Trata-se de conteúdo enganoso, que veicula notícias infundadas.

A filmagem é real, mas não mostra um helicóptero militar israelense atingindo e matando civis israelenses no festival Supernova…

Veja a apuração completa no site Facta 🇮🇹