Apurado pelo site Politifact 🇺🇸
Usuários de mídia social estão alegando que uma reportagem mexicana disse que um Javelin, uma arma de míssil antitanque, enviada pelos Estados Unidos para a Ucrânia, está agora nas mãos de um cartel mexicano.
Um vídeo do TikTok apresenta um clipe do podcast Redacted , apresentado por Natali Morris, ex-analista de tecnologia da CNET e CBS e Clayton Morris, ex-âncora da Fox News. Os apresentadores mostram um segmento de noticiário em espanhol e o traduzem.
O vídeo espanhol mostra um âncora de notícias relatando que um suposto membro do Cartel do Golfo (‘Cartel Golfo’ em espanhol) em Tamaulipas, México, foi gravado carregando “uma das armas mais exclusivas e poderosas”, um dardo, e que em teoria é visto apenas nas forças armadas. O clipe termina e Natali Morris traduz o que o âncora disse, acrescentando: “Sim, isso veio da Ucrânia”.
“Ela também relata que dezenas de armas americanas AT4 feitas na Suécia, originalmente doadas a Zelenskyy na Ucrânia, de fato apareceram no México”, disse Natalie Morris, acrescentando que as armas enviadas à Ucrânia estão agora “nas mãos do cartel.”..