Apurado pelo site Newtral 🇪🇸
As imagens datam de 31 de julho de 2023 e mostram uma operação de resgate na aldeia de Beicheying, a oeste de Pequim, durante as inundações causadas pelo tufão Doksuri.
Circula nas redes sociais um vídeo em que uma escavadeira aparece atravessando uma ponte inundada para salvar três pessoas, que viajavam na caçamba do veículo. Segundo as publicações que compartilham as imagens, elas mostrariam uma operação de resgate realizada com a escavadeira durante as enchentes na Líbia em setembro de 2023, mas isso é falso . O vídeo remonta a julho de 2023 na China .
“12 de setembro. Catástrofe na Líbia” ou “A Líbia é uma zona de desastre. “Há poucas pessoas que conseguiram sair da zona do desastre”, dizem postagens compartilhadas no Facebook, X (antigo Twitter) e TikTok desde 12 de setembro. Eles são acompanhados por um vídeo de um minuto e quatro segundos em que uma escavadeira amarela tenta cruzar uma ponte sobre a qual cai uma tempestade de água marrom. Ao chegar a um muro, uma criança, uma mulher e um homem saltam na caçamba do veículo e são resgatados.
Contudo, não é verdade que as imagens do resgate da escavadora estejam relacionadas com as inundações na Líbia após a passagem do ciclone Daniel. O vídeo foi gravado em 31 de julho na vila de Beicheying , a oeste de Pequim (China), e mostra as consequências do tufão Doksuri que afetou o país no final daquele mês.
Em 10 de setembro, a Líbia foi atingida pelo ciclone Daniel, deixando milhares de mortos ou desaparecidos. Várias cidades do país foram inundadas, sendo a localidade de Derna , localizada no norte do país, uma das mais afetadas pelo rompimento de duas barragens. Depois de os acontecimentos terem sido conhecidos, os utilizadores nas redes sociais começaram a partilhar imagens do que aconteceu na Líbia, incluindo as do resgate de três pessoas realizado com uma escavadora que atribuem à catástrofe no país africano…
Veja a apuração completa no site Newtral 🇪🇸