Apurado pelo site Newtral 🇪🇸
As imagens datam de novembro de 2021 e correspondem à greve do setor metalúrgico de Cádiz, conforme noticiou então a mídia local.
Circula nas redes sociais um vídeo em que vários policiais aparecem agredindo um homem com cassetetes na rua. Segundo as mensagens que a compartilham, as imagens teriam sido gravadas em um protesto contra a anistia em novembro de 2023, mas é falsa .
“O Golpe de Estado de Pedro Sánchez e EH Bildu só pode sobreviver exercendo a máxima violência contra a dissidência. Amanhã nos veremos em Ferraz” ou “A Polícia, junto com o governo traidor de Pedro Sánchez, está enviando uma mensagem muito perigosa de Ferraz: ‘Se você é um violento, golpista ou terrorista, eu o anistio. Se você estiver em paz, eu vou bater em você. “Tudo o que acontecer no futuro será culpa da Polícia e do Governo”, dizem mensagens partilhadas com bastões a um homem mais velho que veste calças de ganga e uma camisola cinzenta.
Porém, as imagens não têm relação com os protestos anti-anistia e também não são atuais. Na verdade, o vídeo remonta a novembro de 2021 e corresponde à greve do setor metalúrgico que então ocorreu em Cádiz, conforme noticiado pela mídia local.
As publicações que estamos a verificar relacionam o vídeo viral com os protestos que decorrem na sede do PSOE em toda a Espanha – especialmente na rua Ferraz, Madrid – contra a amnistia que deixou dezenas de feridos e detidos …
Veja a apuração completa no site Newtral 🇪🇸