Apurado pelo site Facta 🇮🇹
Em 13 de setembro de 2023, foi postado no Facebook uma postagem que afirma que um mural de Volodymyr Zelensky “mordendo um braço ensanguentado” com as palavras “canibal” apareceu em Berlim. Novamente de acordo com o conteúdo social, a polícia alemã procura os autores do mural. A postagem é acompanhada por uma captura de tela de um suposto artigo do jornal alemão Frankfurter Allgemeine Zeitung (FAZ) publicado em 12 de setembro de 2023 que dá conta da notícia e da foto do mural em questão realizado na fachada de um edifício.
Esta é uma notícia infundada.
Primeiro, contatado por colegas georgianos do Myth Detector , a assessoria de imprensa da FAZele negou de já ter publicado informação semelhante, especificando que a captura de tela da matéria distribuída nas redes sociais é falsa.
Além disso, a polícia de Berlim ele declarou aos verificadores de factos alemães do Correctiv que «nem os departamentos especializados dos 5 departamentos de polícia de Berlim, nem os departamentos especializados do Gabinete de Polícia Criminal do Estado têm informações sobre estes graffitis». As forças policiais da capital alemã também afirmaram não ter recebido quaisquer denúncias sobre os grafites em questão.
Por fim, o site de verificação de fatos Lead Stories ele verificou que a foto do post analisado não mostra um prédio em Berlim, na Alemanha. O palácio fotografado seja encontrado em vez disso, no número 4 do Ignacego Potockiego em Varsóvia, Polônia. Os verificadores de fatos poloneses da Demagog , que acessaram o site em 18 de setembro de 2023, eles documentaram com fotos que em nenhuma das fachadas do prédio havia um mural criticando o presidente ucraniano. Um porta-voz da polícia da capital polaca ele declarou que a polícia não tem conhecimento de que grafites semelhantes tenham sido criados naquela área da cidade…