Falso: Estas imagens não mostram palestinos queimando um burro pintado com as cores da bandeira israelense

Apurado pelo site Newtral 🇪🇸

As fotografias foram tiradas em 2011 e 2014 em locais diferentes e não têm qualquer relação entre si ou com o actual conflito em Gaza.

Circulam nas redes sociais duas imagens que supostamente mostram um burro que os palestinianos da Faixa de Gaza pintaram com as cores da bandeira israelita e depois o mataram e queimaram. No entanto, é falso. As fotografias foram tiradas em 2011 e 2014 e não têm relação entre si ou com o atual conflito entre o Hamas e Israel. 

“Os palestinos de Gaza pintaram a bandeira de Israel num burro e depois apedrejaram-no e queimaram-no vivo”, diz a mensagem que acompanha as fotografias partilhadas no X (antigo Twitter) e no Facebook no contexto da guerra entre o Hamas e Israel. Segundo as publicações, na primeira imagem o burro apareceu pintado com a bandeira israelense e na outra o corpo do mesmo animal foi visto em chamas.

Já a foto de 2014 corresponde a um burro que foi queimado pelos palestinos após ser morto por um ataque aéreo israelense em Rafah, no sul da Faixa de Gaza, em 6 de agosto de 2014. O ataque israelense ocorreu no contexto de um ataque aéreo israelense . O cessar-fogo de 72 horas que as autoridades israelitas e palestinianas tentavam prolongar através de negociações no Cairo, Egipto…

Veja a apuração completa no site Newtral 🇪🇸