FALSO: Estados Unidos não provaram que eleições brasileiras de 2022 foram fraudadas

Apurado pelo site Aos Fatos

Não é verdade que o governo dos Estados Unidos provou que as eleições brasileiras foram fraudadas e que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) venceu o pleito, como alegam publicações nas redes. Em busca na imprensa e em sites do governo americano, o Aos Fatos não encontrou qualquer declaração oficial que questione a lisura do processo brasileiro. O presidente americano, Joe Biden, reconheceu a vitória do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tão logo os resultados do pleito foram anunciados, em 30 de outubro do ano passado.

Publicações com o conteúdo enganoso somavam centenas de curtidas no Instagram até a tarde desta sexta-feira (26), além de circularem no Kwai, Telegram e no WhatsApp, plataforma em que não é possível estimar o alcance (fale com a Fátima).

Publicações nas redes enganam ao afirmar que o governo americano provou que as eleições brasileiras foram fraudadas pela esquerda e que Bolsonaro foi o vencedor do pleito. Em busca em portais oficiais e notícias na imprensa americana, o Aos Fatos não encontrou qualquer declaração oficial sobre o tema vinda do presidente Joe Biden ou de qualquer outra autoridade do país. Não há qualquer indício de fraude nas eleições que alçaram Lula à Presidência, conforme atestado pela Polícia Federal, o TCU (Tribunal de Contas da União) e outros órgãos e entidades.

Logo após o anúncio oficial do TSE, no dia 30 de outubro, o presidente Joe Biden reconheceu a vitória de Lula e afirmou que as eleições brasileiras foram livres, justas e confiáveis. A Embaixada do país já havia reiterado sua confiança no sistema eleitoral brasileiro antes mesmo do pleito, em nota pública divulgada em julho do ano passado…

Veja a apuração completa no site Aos Fatos