Falso: Esta menina não finge ter sobrevivido a três ataques diferentes do exército israelense em Gaza

Apurado pelo site Facta 🇮🇹

Em 25 de outubro de 2023, foi publicado no Facebook uma imagem composta por três fotografias que parecem mostrar a mesma menina coberta de poeira nos braços de três homens diferentes.

A imagem vem acompanhada de um texto, da autoria do autor do post, que diz: «PALLYWOOD EM AÇÃO Alguém atualiza o Livro dos Recordes do Guinness. Encontramos a menina mais sortuda (ou azarada?) Do mundo. Ela sobreviveu milagrosamente aos ataques impiedosos de Israel em três ocasiões diferentes e sempre com as mesmas roupas.”

A referência é à teoria da conspiração«Madeira compensada»difundido por várias contas israelitas – incluindo a conta oficial israelita – segundo a qual existe uma espécie de Hollywood palestiniana que produziria conteúdo de propaganda em nome do Hamas, o grupo extremista palestiniano que lançou um ataque severo a Israel em 7 de Outubro de 2023.

Trata-se de conteúdo enganoso, que veicula notícias falsas.

As três fotos em questão são reais, mas não têm qualquer ligação com o actual conflito armado no Médio Oriente entre o exército israelita e o Hamas. As imagens são, na verdade, três tomadas no mesmo dia, 27 de agosto de 2016, no bairro de Maadi, em Aleppo, na Síria, por Ameer al-Halbi, na época fotógrafo freelancer da agência de notícias francesa Agence France-Presse ( AFP ). Como você pode ler nas legendas que acompanham as três fotos, a cena mostrava o resgate de uma menina por alguns socorristas após as forças aéreas do regime sírio de Bashar al-Assadeles tinham caído bombas de barril cheias de explosivos no distrito de Madi, na parte oriental de Aleppo, controlada por rebeldes sírios. A operação causou a morte de 16 pessoas…

Veja a apuração completa no site Facta 🇮🇹