Apurado pelo site Newtral 🇪🇸
A fotografia foi tirada na Tailândia durante um concurso de fantasias de Halloween em 2022 e posteriormente se tornou viral na forma de um meme
A imagem de um corpo envolto numa mortalha branca e segurando um telefone tem circulado nas redes sociais acompanhada de mensagens que o relacionam com uma falsa vítima palestiniana dos ataques perpetrados pelo Exército israelita em Gaza. Segundo publicações virais, o cadáver “ressuscitou” para enviar uma mensagem à família através do telefone. No entanto, é falso que tal conteúdo esteja relacionado com o atual conflito entre o Hamas e Israel ou que seja uma simulação de uma vítima do conflito. Na verdade, a foto corresponde a uma criança que participou de um concurso de fantasias de Halloween na Tailândia em 2022.
[ “Os mortos são bonecos” e outras fraudes para desumanizar as vítimas da guerra ]
“Outro milagre. Um cadáver revive para escrever para sua família”, diz a mensagem que acompanha a foto publicada originalmente no X (antigo Twitter) e que foi compartilhada no Facebook como uma captura de tela. “Como os pró-Palestina me fazem rir porque eles adoram espetáculos e circos como este para acreditar que estão numa verdadeira revolução em favor de algo grande”, comenta outro usuário do Facebook. A imagem também circulou nos canais do Telegram e em diversos idiomas…
Veja a apuração completa no site Newtral 🇪🇸