Falso: Esta imagem de Carlos Vives agitando a bandeira de Israel em um show é de 2018

Apurado pelo site Newtral 🇪🇸

Publicações nas redes sociais partilham a fotografia como se fosse atual e relacionam-na com a escalada do conflito israelo-palestiniano, mas a imagem foi tirada num concerto que o artista deu em Tel Aviv, em julho de 2018.

Circula nas redes sociais uma fotografia em que o cantor colombiano Carlos Vives aparece agitando uma bandeira israelense em um show. Segundo as mensagens que a partilham, a imagem teria sido tirada recentemente e o gesto do artista estaria relacionado com a atual escalada do conflito israelo-palestiniano, mas isso não é verdade.

“Carlos Vives sabe alguma coisa sobre a guerra entre Israel e a Palestina?” ou “O artista vencedor do Grammy Latino Carlos Vives apoia o povo escolhido de Deus nos exércitos de Israel”, dizem postagens compartilhadas no Facebook e no X desde pelo menos 14 de novembro. Eles são acompanhados por uma imagem em que o cantor colombiano aparece no palco segurando a bandeira de Israel enquanto segura um microfone com a mão direita. O artista está com uma roupa preta e a fotografia é tirada do chão onde está o público, onde podem ser vistas várias cabeças e braços erguidos.

No entanto, a imagem de Carlos Vives agitando a bandeira israelita não é atual nem está relacionada com a escalada do conflito israelo-palestiniano que desencadeou o ataque do Hamas em 7 de outubro. A foto é real, mas foi tirada fora de contexto, pois foi tirada no dia 31 de julho de 2018, num concerto que o colombiano deu em Tel Aviv no âmbito da sua digressão ‘Vives Tour’.

As publicações que verificamos partilham a imagem do cantor colombiano e criticam Carlos Vives por supostamente ter demonstrado apoio a Israel no actual conflito com o Hamas…

Veja a apuração completa no site Newtral 🇪🇸