Apurado pelo site Chequeado 🇦🇷
O recorte de jornal que demonstraria a suposta falsidade da imagem é editado digitalmente. Além disso, não há registros públicos de que a foto tenha circulado antes de 1º de fevereiro.
Circulam nas redes sociais postagens alegando que Sergio Massa, ex-ministro da Economia da Nação e ex-candidato à presidência (Frente de Todos), tuitou uma imagem antiga da “Marcha Federal do Orgulho Antifascista e Antirracista”, que ocorreu no último sábado. Mas isso é falso.
O recorte de jornal que demonstraria a suposta falsidade da imagem é editado digitalmente.
Além disso, não há registros públicos de que a imagem tenha circulado antes de 1º de fevereiro.
No sábado, 1º de fevereiro, foi realizada em diferentes partes do país a “Marcha Federal do Orgulho Antifascista e Antirracista”, convocada por organizações LGBTQ+ e de direitos humanos em rejeição ao discurso do presidente Javier Milei em Davos contra a diversidade sexual.
Nesse contexto, o ex-ministro da Economia da Nação e ex-candidato presidencial, Sergio Massa (Frente de Todos), compartilhou no X uma fotografia de sábado que mostra milhares de pessoas reunidas em frente ao Cabildo na Plaza de Mayo. “Hoje assistimos a uma grande marcha em defesa da liberdade, da verdadeira liberdade, que só pode ser alcançada quando a diversidade é aceita e o diálogo é encorajado”, escreveu ela no post.
Horas depois, o site La Derecha Diario publicou uma captura de tela do tuíte de Massa no X e declarou: “Massa queria aparecer na marcha LGBT e publicou uma foto falsa de outro dia”. A postagem inclui um recorte de um suposto artigo de jornal de 24 de abril de 2024 com a suposta mesma foto…
Veja a apuração completa no site Chequeado 🇦🇷