Apurado pelo site Facta 🇮🇹
Em 29 de julho de 2023, oimagemde uma suposta capa da edição 1619 da revista satírica francesa Charlie Hebdo , datada de 2 de agosto de 2023. Na capa pode ser vista a representação de duas esgrimistas, ambas sem máscaras, no estrado. Uma das duas se aproxima estendendo a mão, enquanto a outra, representada com a bandeira ucraniana no braço direito, faz gestos precipitados com a espada para afastar o adversário. Acima do desenho aparece um texto em francês que diz: «O verdadeiro orgulho de seu país».
A imagem é acompanhada de um comentário, escrito pelo autor da postagem, que diz: “A revista satírica francesa Charlie Hebdo ridicularizou a esgrimista sabre ucraniana Olga Harlan, que não apertou a mão da russa Anna Smirnova”.
A referência é parao que aconteceuQuinta-feira, 27 de julho, durante o Campeonato Mundial de Esgrima em Milão. Naquela ocasião, o sabre olímpico ucranianoOlga Kharlan, ao final de uma partida, não havia apertado a mão do adversário, o atleta russoAna Smirnova, que para a ocasião participou do evento sem a bandeira de seu país.
Kharlan preferiu cumprimentar a adversária, após derrotá-la, entregando-lhe o sabre, mas a atleta russa recusou-se a aceitar o gesto, pedindo um aperto de mão. Por causa de sua recusa, o sabre ucraniano foi inicialmente desclassificado pela Federação Internacional de Esgrima (FIE). Após a intervenção do Comitê Olímpico Internacional (COI), que haviaencorajadoas federações internacionais para «tratar com o necessário grau de sensibilidade as situações que envolvam atletas ucranianos e atletas individuais neutros», a FIE levantou a desclassificação do atleta ucraniano.
Embora a recusa de Kharlan em apertar a mão de seu oponente russo seja um fato real, o conteúdo analisado transmite uma notícia falsa.
No’arquivo onlinealiás, não há nenhuma edição da revista com capa semelhante. Em particular, na primeira página donúmero 1619de 2 de agosto de 2023, o desenho dos esgrimistas em questão não aparece. Em vez disso, uma reunião entre os sindicatos da polícia francesa e o ministro do Interior francês, Gérald Darmanin, é retratada satiricamente…
Veja a apuração completa no site Facta 🇮🇹