Apurado pelo site Facta 🇮🇹
Em 9 de agosto de 2023, a redação do Facta.news recebeu uma mensagem via WhatsApp solicitando a verificação de umapublicarpublicado no Facebook em 21 de abril de 2023. O post em questão diz «Vamos ver se isso é mais claro: no Piemonte, paradas cardíacas em 2015 805 casos; em 2022 9.273 casos e 857.000 doenças súbitas em toda a Itália ».
O conteúdo faz parteum específicolinha de desinformaçãoantivacina,analisado muitas vezespela redação do Facta.news , que apóiade forma infundadaque as vacinas anti-Covid teriam causado um aumento de “doenças repentinas” ou mortes súbitas entre as pessoas vacinadas.
Antes de tudo, o primeiro dado mencionado no post em análise deve ser especificado que é um número presente em umdocumentointitulado “Relatório Anual de Paradas Cardíacas – 2015” e elaborado pelo Grupo Técnico Regional para emergências intra-hospitalares e pelo Centro de Monitoramento da Região Piemonte. O número, lemos, refere-se exclusivamente a paradas cardíacas documentadas (805) em mais de 386.000internações comunsnaquele ano em hospitais e centros de saúde regionais. O documento faz parte do programa regional de emergência intra-hospitalar que visa prevenir “paradas cardíacas, reduzir a incidência de eventos adversos graves, internações inesperadas ou inadequadas em terapia intensiva e consequentemente mortes evitáveis”, afirmou.explicadoda Região no site oficial. Portanto, é incorreto afirmar que os dados em questão mostram paradas cardíacas no Piemonte em geral em 2015, conforme afirmado erroneamente no post em questão.
Vamos passar para o segundo dado. O número foi publicado em umComunicado de imprensaem 15 de abril de 2023 porempresa saúde zero, um órgão de saúde da região do Piemonte criado em 2021 com o objetivo de otimizar os serviços de saúde regionais. O comunicado de imprensa refere que o número (9.723) se refere às intervenções no Piemonte de 118 por casos de paragem cardíaca ocorridos em 2022. No texto, o organismo regional especifica que «a paragem cardíaca súbita, em muitos casos, é o primeiro início de doença cardiovascular latente que nunca deu sinais de si ao doente» e comunicou que distribuiu «33 novos massoterapeutas mecânicos automáticos que vão operar nas ambulâncias do Sistema Regional 118». Em nenhum lugar do comunicado de imprensa da Zero Health Company o número de paradas cardíacas em 2022 está relacionado às vacinas anti-Covid.
Além disso, é importante especificar que os dados de casos de parada cardíaca em 2015 em hospitais regionais e o número de operações por parada cardíaca em 2022 pelas 118 em todo o Piemonte não podem ser comparados porque medem fenômenos diferentes e envolvem diferentes ordens de magnitude . No primeiro caso, de fato, a base de análise são internações comunsem unidades de saúde regionais, no segundo, no entanto, as 118 intervenções no Piemonte referem-se a toda a população regional, ou seja,mais de 4 milhões de pessoas. É por isso normal que os dados de 2015 sejam significativamente inferiores aos de 2022.
Finalmente, como temosreconstruídoanteriormente no Facta.news , os dados relatados no post em análise, segundo os quais 857.000 “doenças súbitas” teriam sido registradas na Itália em 2022, são completamente infundados. É útil notar, de fato, que o total de mortesentraroficialmente pelo Instituto Nacional de Estatística (Istat) em 2022 eram 713.499. Portanto, é impossível que em 2022 as únicas mortes na Itália por “doença súbita” tenham sido mais de 800.000. Além disso, o Istat não publica dados sobre “doenças súbitas”, pois faz uso da Classificação Internacional de Doenças e Problemas Relacionados à Saúde (icd-10) que não contempla nenhum código específico para óbitos causados, justamente, “por mal súbito”…
Veja a apuração completa no site Facta 🇮🇹