Apurado pelo site Chequeado 🇦🇷
As imagens virais mostram territórios escurecidos que não foram afetados por cortes de energia, como as Ilhas Baleares, e não correspondem às fotos oficiais de satélite da NASA. Imagens reais da NASA mostram que a Península Ibérica teve áreas iluminadas durante o apagão, como Madri, que voltou a ter energia por volta das 22h.
Imagens de satélite estão circulando nas redes sociais, supostamente mostrando Espanha, Portugal e partes da França completamente no escuro durante a queda de energia de 28 de abril.
Essa informação é enganosa. As imagens virais mostram territórios escurecidos que não foram afetados por cortes de energia, como as Ilhas Baleares, e não correspondem às fotos oficiais de satélite da NASA.
Imagens reais da NASA mostram que a Península Ibérica teve áreas iluminadas durante o apagão, como Madri, que voltou a ter energia por volta das 22h.
Após a grande queda de energia que afetou a Península Ibérica, começaram a circular imagens de satélite que supostamente mostram a Espanha (incluindo as Ilhas Baleares), Portugal e partes da França no escuro durante a noite de 28 de abril.
“Assim ficou o apagão que ocorreu na França, Alemanha, Finlândia, Holanda, Espanha e Portugal”, diz uma publicação no X que compartilha as supostas fotos.
Mas isso é enganoso. Uma grande queda de energia afetou quase toda a Espanha e partes de Portugal e França na segunda-feira, 28 de abril, causando sérias interrupções no transporte, nas comunicações e nos serviços. Entretanto, não há evidências de que as imagens de satélite que circulam sejam reais, pois mostram áreas escuras que na verdade não eram escuras, como as Ilhas Baleares, na Espanha. Além disso, em outras imagens divulgadas pela NASA, a Península Ibérica não aparece tão escura como nas fotos virais…
Veja a apuração completa no site Chequeado 🇦🇷