Apurado pelo site Aos Fatos
Não é verdade que a fabricante de aviões Embraer publicou uma propaganda em que critica o governo e convida a população a “resgatar o Brasil”. A gravação que circula nas redes, além de antiga, é fruto de uma edição: foram inseridas legendas falsas sobre uma publicidade produzida pela companhia em 2017.
A publicação enganosa acumulava centenas de curtidas no Instagram e milhares de visualizações no TikTok até a tarde desta quinta-feira (7). Ela também circula no WhatsApp, aplicativo em que não é possível estimar o alcance dos conteúdos (fale com a Fátima).
Não é de autoria da Embraer um vídeo publicitário que circula nas redes e que tece uma série de críticas ao governo brasileiro. As peças de desinformação inseriram legendas falsas que apontam que o país teria os “impostos mais caros do mundo” e os “políticos mais corruptos do mundo” sobre uma propaganda produzida pela companhia para apresentar suas aeronaves no Paris Air Show de 2017 (veja abaixo). No vídeo original, não há qualquer alegação similar.
A peça de desinformação circula nas redes desde dezembro de 2017 e foi desmentida na época pela própria companhia: “A Embraer tomou conhecimento de um vídeo que tem sido distribuído em canais de mídias sociais com opiniões negativas sobre o Brasil e que utiliza como pano de fundo material institucional público da empresa. Trata-se, lamentavelmente, de um vídeo adulterado, de autoria anônima e, portanto, sem autorização da companhia”…
Veja a apuração completa no site Aos Fatos