Apurado pelo site Lupa
Post nas redes sociais alega que o embaixador da Hungria no Brasil, Miklos Halmai, disse a um “repórter militante” que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) foi sim recebido na representação diplomática e que ele recebe quem quiser no local. Segundo a publicação, também teria dito que a embaixada é território da Hungria e indicou que quem não estivesse satisfeito deveria reclamar na Organização das Nações Unidas (ONU). O post ainda traz uma foto de Halmai com microfones a sua frente, o que indica que o registro ocorreu durante uma entrevista. É falso.
Por meio do projeto de verificação de notícias, usuários do Facebook solicitaram que esse material fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação da Lupa:
O Presidente Bolsonaro SP esteve na embaixada” Perguntou a repórter militante.”Sim, esteve;Recebo quem eu quiser;Reclame na ONU;Embaixada é território do meu país, entra quem eu quiser e vocês não podem fazer absolutamente nada a respeito”.Respondeu Miklos Halmai.FIM “
Não há nenhum registro de que o embaixador Mikos Halmai tenha concedido uma entrevista sobre a estadia de Bolsonaro na chancelaria da Hungria e nem que tenha feito comentários menosprezando a situação. A imprensa brasileira e internacional não noticiaram essas alegações, o que indica que as frases foram inventadas…
Veja a apuração completa no site Lupa