FALSO: Em uma simulação, um drone habilitado para IA operado pela Força Aérea dos EUA matou seus operadores e ‘começou a derrubar torres de comunicação’.

Apurado pelo site Politifact 🇺🇸

Os drones habilitados para inteligência artificial operados pela Força Aérea dos EUA estão desonestos em simulações e ligando seus operadores? Um vídeo do Instagram postado em 2 de junho afirmou isso, dizendo que um drone em treinamento “tinha vontade própria”.

“A Força Aérea dos EUA está trabalhando com um drone habilitado para IA que eliminará as defesas aéreas inimigas”, disse um homem em um vídeo. O palestrante foi identificado na postagem como Philip DeFranco, um YouTuber que comenta sobre eventos atuais.

“Há apenas um problema”, alertou DeFranco: foi “uma loucura”. Em simulações, o drone identificaria alvos, disse ele. O operador então direcionaria o drone para matar ou não a ameaça. 

“Como a IA sabia que ganhava pontos se destruísse ameaças, quando um operador a impedisse de fazê-lo, ela mataria seus operadores”, disse ele. “Então eles treinaram a IA para não fazer isso. Então, em vez disso, começou a destruir as torres de comunicação para evitar que o operador dissesse para não matar o alvo.”..

Veja a apuração completa no site Politifact 🇺🇸