Falso: Em entrevista ao Flow, Marçal mente ao negar pagamentos a seguidores e campeonatos de cortes

Apurado pelo site Aos Fatos

Em entrevista ao Flow Podcast, o candidato do PRTB à Prefeitura de São Paulo, Pablo Marçal, mentiu ao dizer que nunca remunerou seguidores nem fez campeonatos de cortes em suas redes — práticas proibidas pela Justiça Eleitoral e que motivaram uma decisão provisória determinando a suspensão das redes dele.

Marçal também voltou a distorcer dados sobre o processo criminal em que foi condenado por furto qualificado, como integrante de uma quadrilha de fraudes bancárias. O candidato disse que apenas consertava os computadores do grupo, mas a sentença mostra provas de que ele sabia como operava o esquema. A condenação é de 2010 e prescreveu sem que ele tenha sido preso.

O candidato do PRTB enganou ao afirmar que o governo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) foi o único em que não houve aumento de impostos. Aos Fatos identificou iniciativas de redução de tributos em outros governos.

A entrevista durou mais de três horas, e o vídeo ultrapassa 2,3 milhões de visualizações no YouTube.

A seguir, um resumo do que checamos:

Marçal faz referência a uma competição promovida por sua equipe durante a pré-campanha no Discord para disseminar cortes de suas entrevistas acompanhadas da #prefeitomarçal. Reportagens publicadas pelo Aos Fatos e por outros veículos de imprensa mostram que é FALSO que não houve pagamento aos vencedores do campeonato…

Veja a apuração completa no site Aos Fatos