Falso: Em discurso no 1º de Maio, Lula omite derrotas ao dizer que governo aprovou no Congresso tudo o que quis

Apurado pelo site Aos Fatos

É falso que o Congresso tem aprovado sem alterações todos os projetos de autoria do Poder Executivo, ao contrário do que afirmou o presidente Lula (PT) em ato em homenagem ao 1º de Maio. A declaração do presidente omite as sucessivas derrotas enfrentadas por sua gestão desde o ano passado — entre elas, a derrubada de vetos presidenciais, projetos de lei e medidas provisórias, o adiamento de discussões que ampliam a margem fiscal e o engavetamento de pautas defendidas pelo governo.

Em 16 meses de gestão, Lula sofreu derrotas em temas como a desoneração da folha de pagamento, prorrogada pelo Congresso, e o “PL das Fake News”, que foi abandonado após pressão da oposição. Outro exemplo é o marco temporal para delimitação das terras indígenas: o Congresso aprovou a medida, Lula vetou — mas o veto foi derrubado pelo Legislativo.

Confira abaixo o que checamos.

A declaração é FALSA, porque, desde o início do mandato de Lula, o governo tem enfrentado derrotas políticas no Congresso, que tem maioria de oposição.

No caso mais recente, o Legislativo derrubou o veto do Executivo à medida que prorrogava a desoneração da folha de pagamento de 17 setores da economia. Em resposta, o governo editou uma medida provisória, derrubada em parte pelo Senado em abril. Como último recurso, a gestão de Lula recorreu ao Supremo Tribunal Federal, o que gerou um conflito com o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG)…

Veja a apuração completa no site Aos Fatos