Apurado pelo site Politifact 🇺🇸
Usuários de mídia social estão citando uma lei de imigração assinada pelo ex-presidente Bill Clinton para dizer que imigrantes ilegais nos EUA não têm direito ao devido processo legal.
“Em 1996, o Congresso autorizou especificamente o poder executivo a realizar deportações extrajudiciais NÃO SUJEITAS AO DEVIDO PROCESSO”, publicou o Partido Republicano do Condado de Bell, Texas, no Facebook em 30 de abril . A publicação incluía um gráfico com uma foto de Clinton que dizia: “Em 1996, Bill Clinton assinou sua Lei de Reforma da Imigração, que estabelecia que imigrantes ilegais poderiam ser deportados sem audiências judiciais. Então, se isso realmente se refere ao Devido Processo Legal e à Constituição, fale com ele.”
Na Fox News de 6 de maio, Mark Tepper, CEO da Strategic Wealth Partners, fez uma declaração semelhante .
“Bill Clinton deportou 12,1 milhões de pessoas durante sua presidência”, disse Tepper. “Noventa e dois a 93% dessas pessoas foram enviadas de volta sem um ‘processo formal’, também conhecido como devido processo legal.”
Enquanto o presidente Donald Trump busca cumprir sua promessa de campanha de realizar deportações em massa, invocando uma lei de guerra e deportando pessoas para uma prisão de segurança máxima em El Salvador, ele enfrenta diversos processos judiciais alegando que está infringindo os direitos dos imigrantes ao devido processo legal. Em resposta, Trump e membros de seu governo têm ignorado os direitos dos imigrantes ao devido processo legal…
Veja a apuração completa no site Politifact 🇺🇸