Falso: Elon Musk twitta falsa alegação climática

Apurado pelo site Deutsche Welle 🇩🇪

Elon Musk, o rico proprietário do Twitter , afirmou falsamente que a agricultura não tem grande efeito sobre o clima – provocando correções de cientistas e aumentando o medo de desinformação na influente plataforma de mídia social.

Em um tweet  no final de junho, Musk disse que “o que acontece na superfície da Terra (por exemplo, a agricultura) não tem impacto significativo nas mudanças climáticas”. Ele continuou dizendo que o risco da mudança climática veio predominantemente da movimentação de carbono nas profundezas do subsolo para a atmosfera. “Com o tempo, se continuarmos fazendo isso, a composição química de nossa atmosfera mudará o suficiente para induzir uma mudança climática significativa”.

Os cientistas rapidamente apontaram que ele estava errado em dois aspectos. Primeiro, a poluição de gases de efeito estufa da agricultura , silvicultura e outros usos da terra representou 13-21% das emissões globais entre 2010 e 2019. Em segundo lugar, os humanos aqueceram o planeta em 1,2 graus Celsius (2,2 Fahrenheit), o que já causou eventos climáticos extremos de inundações costeiras a ondas de calor mais fortes e mais prováveis.

“As atividades humanas, principalmente por meio de emissões de gases de efeito estufa, sem dúvida causaram o aquecimento global”, tuitou  o Instituto Internacional de Análise de Sistemas Aplicados, uma organização global de pesquisa com sede na Áustria, em resposta a Musk.

Musk, uma figura pública com 145 milhões de seguidores no Twitter, que se autodenomina “um absolutista da liberdade de expressão”, promoveu repetidamente teorias da conspiração desde que comprou a plataforma em outubro. Seus alvos recentes incluem o bilionário filantropo George Soros, alvo frequente de abuso anti-semita; Nancy Pelosi, política americana do Partido Democrata; e o grupo de jornalismo investigativo Bellingcat…

Veja a apuração completa no site Deutsche Welle 🇩🇪