Apurado pelo site E-Farças
Bilionário teria denunciado durante entrevista em podcast que os AirPods da Apple possuem um sistema que rastreia o cérebro do usuário! Será verdade?
O vídeo ganhou força no compartilhamento nas redes sociais na segunda quinzena de outubro de 2024, e mostram um trecho de uma participação do empresário sul-africano Elon Musk em um podcast onde ele faz uma grave: os fones de ouvido sem fio da Apple possuem um sistema que usa ondas magnéticas para rastrear o cérebro do usuário.
Musk teria dito ainda que a patente por trás do produto prevê a leitura dos pensamentos para uso da Apple em anúncios e propagandas de acordo com as preferências do consumidor!
Será que isso é verdade?
Apesar do assunto ganhar destaque nas redes sociais aqui no Brasil em outubro de 2024, trata-se um rumor que já vem sendo desmentido desde o começo do ano. Vários sites especializados em tecnologia mundo afora, como o PplWare, por exemplo, já explicavam que, apesar das empresas de tecnologia já estarem pesquisando equipamentos para leituras de atividades elétricas cerebrais (EEG), a função de “ler pensamentos” por fones de ouvidos ainda estava na área da ficção.
Quanto à suposta entrevista concedida por Elon Musk, ela começou a circular em agosto de 2024, primeiramente em inglês, ganhando versões brasileiras 2 meses depois. Podemos notar que a boca do empresário não está em sincronia com suas palavras, o que denuncia a montagem.
Assista ao resumo dessa checagem em vídeo:
O vídeo é uma adulteração de trechos de uma entrevista que Elon Musk deu a um podcaster norte-americano viciado em teorias conspiratórias chamado Joe Rogan, em 2020. Há trechos desse bate-papo no YouTube.
Não é verdade que Elon Musk teria denunciado que Apple estaria lendo pensamentos dos usuários de seus fones de ouvidos sem fio!
..
Veja a apuração completa no site E-Farças