Apurado pelo site Aos Fatos
Não é verdade que Elon Musk, dono do X (ex-Twitter), tenha alterado um aviso que aparece ao clicar no selo azul da conta verificada do ditador venezuelano Nicolás Maduro na rede social. Diferentemente do que afirmam as postagens enganosas, os dados do perfil de Maduro no X seguem o padrão de outras contas verificadas. A imagem compartilhada para supostamente comprovar a alegação falsa é uma montagem.
Publicações com o conteúdo falso acumulavam centenas de compartilhamentos no X e milhares de visualizações no Facebook até a tarde desta quinta-feira (01).
É montagem a imagem que mostra uma alteração na conta verificada de Nicolás Maduro no X. Segundo as publicações enganosas, o empresário Elon Musk teria alterado o perfil do ditador venezuelano para reforçar que se tratava de uma “conta de uma organização ditatorial”.
Em uma visita ao perfil de Maduro na rede social, é possível constatar que a descrição do selo azul, que indica a verificação de um determinado usuário, é a mesma que aparece em outras contas verificadas — diferente, portanto, daquela descrita na montagem enganosa.
A título de exemplo, Aos Fatos comparou a mensagem do perfil de Maduro com a de seu principal opositor, o candidato Edmundo González, que também tem o selo azul de verificação da plataforma, e constatou que elas são idênticas: “Esta conta é verificada. Saiba mais.”..
Veja a apuração completa no site Aos Fatos