Apurado pelo site E-Farças
Notícia afirma que o empresário Elon Musk teria comprado a rede de notícias CNN por U$ 3 bilhões com o intuito de noticiar de forma correta! Será verdade?
O assunto ganhou força em compartilhamentos nas redes sociais na segunda semana de novembro de 2024, logo após a divulgação da vitória de Donald Trump nas eleições presidenciais norte-americanas, sendo também bastante disseminado através de grupos de WhatsApp e do Telegram. Segundo o que se espalhou, o empresário sul-africano Elon Musk teria comprado a agência de notícias CNN por U$ 3 bilhões para dar as notícias de forma correta, “consertando” a mídia jornalística.
Será que isso é verdade ou mentira?
Atualmente, a CNN pertence ao mega conglomerado de mídia Warner Bros. Discovery e especialistas avaliaram a rede CNN em cerca de U$ 10 bilhões. O valor é mais que o triplo da oferta supostamente arrematada por Elon Musk. Além disso, não há nenhuma notícia a respeito em sites voltados para o assunto.
Resumo em vídeo
Assista ao resumo dessa checagem em vídeo:
O rumor sobre a possível venda da CNN para o bilionário Elon Musk surgiu um mês antes das eleições norte-americanas, em outubro de 2024, num site satírico chamado SpaceXMania. A publicação, feita no dia 18 de outubro, deixa bem clara se tratar de uma sátira, de uma brincadeira, mas muita gente compartilhou isso como se fosse real.
Muita gente comemorou a suposta nova aquisição de Musk, como o presidente da Argentina, Javier Milei, que disse em um discurso realizado no dia 7 de novembro:
O discurso não está mais nos perfis oficiais do presidente argentino nas redes sociais, mas esse usuário do Twitter postou o trecho do discurso com a barrigada de Milei, ao lado das notas da comunidade – recurso mantido pelos usuários do Twitter para corrigir colaborativamente o excesso de desinformação que circula pela plataforma:
Não é verdade que Elon Musk comprou a CNN! Esse rumor surgiu em um site humorístico que enganou muita gente!..
Veja a apuração completa no site E-Farças