Falso: Elon Musk compartilha história falsa de ‘campo de detenção’ de manifestantes no Reino Unido

Apurado pelo site AAP 🇦🇺

AAP FACTCHECK – O primeiro-ministro do Reino Unido, Sir Keir Starmer, está considerando construir campos de detenção de emergência para manifestantes, de acordo com postagens virais online.

A afirmação é baseada em uma manchete supostamente do jornal britânico The Telegraph . 

Isto é falso. O Telegraph confirmou que a manchete foi inventada e nenhum artigo desse tipo foi publicado. 

A manchete corresponde à fonte e ao formato do jornal e inclui a assinatura de uma jornalista real, a repórter sênior Fiona Parker . Mostra o horário de publicação como 11h21 do dia 7 de agosto de 2024. 

Uma captura de tela do artigo falso mostra um texto afirmando que o governo do Reino Unido está “considerando construir ‘campos de detenção de emergência’ nas Ilhas Malvinas” (um território ultramarino do Reino Unido no Oceano Atlântico Sul) “para deter prisioneiros dos tumultos em curso enquanto os britânicos sistema prisional já está lotado”. 

Uma história completamente diferente e genuína escrita por Parker sobre a prisão da esposa de um vereador do Partido Conservador, depois de supostamente pedir que hotéis que abrigassem migrantes fossem incendiados, compartilha a mesma data e hora do artigo falso…

Veja a apuração completa no site AAP 🇦🇺