Falso: ‘Elon Musk bane permanentemente Robert De Niro do X e declara ‘não há espaço para sua presença woke’.’

Apurado pelo site Politifact 🇺🇸

O ator Robert De Niro tem sido um crítico vocal do presidente eleito Donald Trump. Mas, apesar das alegações dos usuários de mídia social, o dono do X, Elon Musk, não expulsou o ator de “Taxi Driver” do X.

“Elon Musk bane permanentemente Robert De Niro do X e declara “não há espaço para sua presença consciente”, diz uma publicação no Facebook de 13 de novembro com fotos de Musk e De Niro.

Esta publicação no Facebook foi sinalizada como parte dos esforços da Meta para combater notícias falsas e desinformação em seu Feed de Notícias. (Leia mais sobre nossa parceria com a Meta , dona do Facebook, Instagram e Threads.)

Os comentários da postagem incluem um link para uma história de 13 de novembro com o mesmo título em um site chamado NewsEdge, que parece compartilhar principalmente notícias relacionadas a esportes. Uma manchete e história semelhantes foram publicadas em 6 de junho com um rótulo de sátira no site SpaceXMania, que tem um aviso que diz: “Queremos enfatizar que nada neste site é real!” A postagem do Facebook compartilhou novamente o título da história sem esse rótulo.

Musk criticou De Niro em maio depois que o ator comparou Trump ao líder da Alemanha nazista Adolf Hitler em uma entrevista à MSNBC . “Bem, Trump foi presidente por 4 anos e suas políticas não tinham nenhuma semelhança com as de Hitler, então isso não faz sentido”, Musk escreveu no X. Mas isso não significa que De Niro foi removido da plataforma…

Veja a apuração completa no site Politifact 🇺🇸