Falso: É verdade que o FBI pediu a prisão do ministro Alexandre de Moraes? 

Apurado pelo site E-Farças

A afirmação começou a se espalhar nas redes sociais no início de abril de 2023, sendo compartilhado também em forma de vídeos. De acordo com o que foi disseminado, o ministro do Supremo Tribunal Federal, Alexandre de Moraes, estaria na mira do FBI (Departamento Federal de Investigação) e será preso assim que o pedido de sua extradição for acatada pelo governo brasileiro.

Algumas versões acrescentam que a Interpol (Polícia Internacional) já teria enviado seus homens para prender o magistrado. Em alguns vídeos publicados no TikTok e no YouTube, é ainda afirmado que o senador norte-americano Dan Sullivan, como ex-agente do FBI, teria sido o autor do pedido da prisão do ministro. 

Será que isso é verdade ou mentira?

Procuramos na seção de “procurados” no site do FBI pelo nome de Moraes e não encontramos nada nem parecido. O nome do ministro também não aparece na Lista Vermelha da Interpol.

Moraes também não aparece em nenhum processo catalogado no Court Listener, site que acompanha todos os trâmites das cortes nos Estados Unidos.

Em relação ao suposto pedido de prisão feito pelo senador norte-americano Dan Sullivan, o Estadão já desmentiu essa afirmação, explicando que o senador nunca solicitou prisão. O Estadão também constatou que Sullivan nunca foi agente do FBI.

Mesmo que o FBI estivesse “na cola” do ministro Alexandre de Moraes (o que não é verdade), a nossa Constituição, em seu artigo 5º, inciso LI, proíbe a extradição de brasileiros natos. Igualmente, o artigo 124 da Lei de Migração também veda a extradição de cidadãos nascidos no Brasil.

Não é verdade que o FBI e a Interpol pediu extradição e prisão do ministro do STF Alexandre de Moraes!

..

Veja a apuração completa no site E-Farças