Falso: É verdade que Fortaleza teve mais de 6.000 urnas trocadas no segundo turno?

Apurado pelo site E-Farças

Publicações compartilhadas nas redes sociais afirmam que o TSE substituiu 6.000 urnas eletrônicas no segundo turno das eleições municipais de 2024! Será verdade?

A alegação começou a se espalhar em grupos de WhatsApp e nas demais redes sociais no final de outubro de 2024 e, segundo o que foi compartilhado, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) teria substituído 6.000 urnas eletrônicas na capital cearense durante o dia do segundo turno das eleições municipais de 2024. A publicação, que mostra um trecho de uma reportagem de TV, dá a entender que as máquinas teriam sido substituídas por urnas viciadas, visando prejudicar um dos dois candidatos à Prefeitura de Fortaleza.

Será que isso é verdade ou mentira?

No dia 17 de outubro de 2024, o telejornal CETV 1ª edição da TV Verdes Mares, afiliada cearense da Rede Globo, apresentou uma reportagem sobre os preparativos do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) para o segundo turno das eleições municipais daquele ano. Na matéria completa, o secretário de eleições do Tribunal, Caio Guimarães, explica como é feito o carregamento nas urnas das informações dos candidatos que concorreriam no segundo turno, além de outros testes nos equipamentos.

A entrevista completa pode ser assistida no site do GloboPlay.

Assista ao resumo dessa checagem em vídeo:

O TRE-CE explica no portal das eleições que o número total de urnas disponibilizadas para a região foi de 6034, sendo 5274 especificamente para a capital e outras 760 para a cidade de Caucaia. A entidade também esclareceu que enviou outras 421 urnas eletrônicas sobressalentes para Fortaleza para substituir alguma que desse problema de mau funcionamento. Ao todo, foram trocadas apenas 78 urnas em todo o estado do Ceará, segundo levantamento da CNN. 

Lembrando que, quando uma urna eletrônica é substituída, os dados do equipamento antigo são transferidos para a nova urna por meio de um pendrive. A urna nova, que é ligada sem voto algum, passa a contabilizar os dados da antiga urna. 

Ou seja, os votos não são perdidos!

Não é verdade que 6.000 urnas foram trocadas durante as eleições municipais de 2024! Alguém recortou um trecho de uma reportagem de um telejornal sobre a preparação das urnas eletrônicas para o segundo turno! Em todo o estado do Ceará, foram substituídas apenas 78 urnas durante o dia de votação, sem nenhum prejuízo na contagem dos votos!  

..

Veja a apuração completa no site E-Farças