Apurado pelo site Chequeado 🇦🇷
É verdade que existe a “doença dos cervos zumbis” – uma doença neurodegenerativa que afeta espécies de cervos, alces e renas, causando sua morte – mas não é nova. Além disso, não é causado por um vírus.
Uma postagem está circulando no Facebook alegando que um vírus supostamente novo e mortal chamado “doença dos cervos zumbis” foi detectado no Parque Nacional de Yellowstone, nos Estados Unidos, e que pode afetar humanos. Isto é enganoso.
É verdade que a “doença dos cervos zumbis” – uma doença neurodegenerativa que afeta espécies de cervos, alces e renas, causando sua morte – existe, mas não é nova. O primeiro caso global ocorreu em 1967, no estado do Colorado, nos Estados Unidos.
Além disso, não é causada por um vírus, mas por um príon, ou seja, uma proteína que produz uma doença degenerativa no cérebro. E, até o momento, não há evidências de que possa afetar humanos ou animais domésticos.
Uma postagem está circulando no Facebook afirmando que eles detectaram um suposto “novo vírus mortal” chamado “doença do cervo zumbi” no Parque Nacional de Yellowstone, nos Estados Unidos.
“Nesse sentido, o codiretor do programa do Centro de Pesquisa e Política de Doenças Infecciosas, Cory Anderson, alertou sobre o risco desse tipo de contágio ser transferido para as pessoas e comparou a situação ao surto da vaca louca”, disse ele. acrescenta. a postagem.
No entanto, isso é enganoso . É verdade que existe a “doença do cervo zombie” (os animais afectados por esta patologia sofrem perda progressiva de peso e alterações de comportamento), mas esta doença não é nova, não é causada por um vírus e, de momento, não foram registados casos. detectado em humanos…
Veja a apuração completa no site Chequeado 🇦🇷