Apurado pelo site Observador 🇵🇹
Mensagem que surgiu no WhatsApp assinalada com a nota de ter sido “reencaminhada muitas vezes” começou a circular poucos minutos após um apagão afetar Portugal e vários países europeus.
Mensagem que surgiu no WhatsApp assinalada com a nota de ter sido “reencaminhada muitas vezes” começou a circular poucos minutos após um apagão afetar Portugal e vários países europeus.
Começou a circular, apenas minutos após a falha no fornecimento de eletricidade em Portugal e vários países europeus, que decorreu por volta das 12h00 desta segunda-feira, uma mensagem atribuída à E-REDES a dar conta de um “problema na rede elétrica europeia que afetou a rede nacional”.
“Por indicação da REN, foi necessário proceder a cortes de energia em algumas zonas específicas para garantir a estabilidade da rede. A reposição do serviço está a ser feita de forma progressiva”, lê-se na mensagem que surge assinalada como “reencaminhada muitas vezes” no WhatsApp e que foi publicada por vários de órgãos de comunicação social, tanto nacionais como internacionais, incluindo o The New York Times.
Destacava-se ainda que o “apagão também afetou regiões de Espanha e França, devido a avarias em linhas de muito alta tensão de 400.000 volts”. “Em Espanha, comunidades autónomas como Madrid, Catalunha, Andaluzia, Aragão, Navarra, País Basco, Castela e Leão, Extremadura e Múrcia foram impactadas. Em França, a Costa Basca e a região da Borgonha também registaram cortes de energia”, acrescenta-se na mensagem.
Esta informação é falsa, sendo que é a própria E-REDES a garantir que o primeiro comunicado oficial da empresa sobre esta matéria foi feito pelas 13h30. A empresa que gere as redes de distribuição confirmava que o fornecimento de eletricidade em Portugal estava a ser afetado por constrangimentos a montante da rede de distribuição…
Veja a apuração completa no site Observador 🇵🇹