Apurado pelo site Aos Fatos
Não é verdade que o jornal Diário de Teófilo Otoni publicou uma reportagem com o título “carro capota com quatro pessoas e um gay”. Conforme Aos Fatos constatou via busca reversa, o título original, veiculado na edição impressa do dia 6 de março de 2014, dizia que o acidente havia ocorrido com “quatro pessoas e uma mulher” — na versão online, a manchete completa era “quatro pessoas e uma mulher morre”, o que indica um erro de impressão.
Publicações com a montagem acumulavam mais de 30 mil compartilhamentos no Facebook e centenas curtidas no Instagram até a tarde desta quinta-feira (3). As peças de desinformação também circulam no WhatsApp, plataforma em que não é possível estimar o alcance dos conteúdos (fale com a Fátima).
Publicações têm compartilhado como se fosse real uma montagem com uma edição do Diário de Teófilo Otoni que mostraria uma reportagem com o título “carro capota com 4 pessoas e um gay”. O texto original, publicado na versão impressa do jornal do dia 6 de março de 2014, era intitulado, na verdade, “carro capota com 4 pessoas e uma mulher”.
Original. Registros do jornal impresso atestam que título original continua a palavra ‘mulher’ (Reprodução/Facebook)..
Veja a apuração completa no site Aos Fatos