Apurado pelo site Aos Fatos
Não é verdade que Cristiano Ronaldo foi o único capitão de uma seleção de futebol que se recusou a usar a braçadeira do movimento One Love durante a Eurocopa de 2020. As peças de desinformação fazem diversas alegações mentirosas para fazer crer que o jogador português teria desobedecido uma ordem da Uefa. A polêmica em torno do uso da faixa ocorreu durante a Copa do Mundo de 2022, quando a Fifa baniu o acessório. Ronaldo não foi o único a não usar a braçadeira.
A peça de desinformação, que circula em diferentes línguas, acumulava centenas de compartilhamentos no X (ex-Twitter) e no Facebook. O conteúdo enganoso também circula no Threads.
Publicações nas redes misturam e distorcem fatos sobre diferentes campeonatos internacionais de futebol para sugerir que o jogador Cristiano Ronaldo foi o único capitão que se recusou a usar a faixa do movimento One Love, que luta contra a discriminação no esporte, durante a Eurocopa 2020:
O movimento One Love foi criado em 2020 pela seleção da Holanda para “enfatizar a mensagem de que todos os fãs de futebol são iguais”. Durante a Euro 2020, cujas partidas ocorreram em 2021, a única seleção que usou a braçadeira foi a Holanda…
Veja a apuração completa no site Aos Fatos