Falso: É mentira que apagão elétrico causou 5.765 mortes em hospitais

Apurado pelo site Aos Fatos

Não é verdade que o apagão ocorrido na terça-feira (15), que afetou todos os estados brasileiros exceto Roraima, foi o causador de 5.765 mortes de pacientes em hospitais. O Ministério da Saúde informou que a informação é falsa e que não há registro de mortes relacionadas ao incidente, enquanto a Anahp (Associação Nacional de Hospitais Privados) também afirmou que não houve impacto aos pacientes nos 122 hospitais ligados à instituição. Além disso, a RDC (Resolução da Diretoria Colegiada) nº 50/2002, proposta pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), determina a obrigatoriedade do uso de sistemas de geração própria de energia elétrica, garantindo o funcionamento contínuo e ininterrupto dos estabelecimentos de saúde em casos de quedas de energia.

Publicações com o conteúdo falso acumulavam 102 mil visualizações no X (ex-Twitter) e centenas de compartilhamentos no Facebook até a manhã desta segunda-feira (21). O conteúdo também circula no WhatsApp, plataforma em que não é possível medir o alcance (fale com a Fátima).

Publicações nas redes mentem ao afirmar que o apagão ocorrido na manhã de terça-feira (15) foi responsável pelo falecimento de 5.765 pacientes em hospitais, em decorrência da interrupção do funcionamento dos equipamentos. Em conversa ao telefone com Aos Fatos, o Ministério da Saúde negou a alegação, ao qual classificou como “absurda”, e afirmou não haver qualquer informação sobre mortes em decorrência do apagão. A Anahp também alegou não haver registros de mortes resultantes do apagão.

Engano. Pouco tempo após a publicação da postagem, o perfil que originou a discussão também afirmou que a informação não era verdadeira…

Veja a apuração completa no site Aos Fatos