FALSO: É golpe vídeo de William Bonner dizendo que usuários do Pix têm dinheiro para sacar

Vídeo mostra William Bonner informando que pessoas que usaram o Pix “pelo menos uma vez na vida” têm direito a um suposto saque “de um valor que o governo tenta esconder”. É falso. O vídeo foi manipulado. O Banco Central informa que trata-se de uma tentativa de golpe.

Apurado pelo site Lupa

Circula pelas redes sociais um vídeo em que o jornalista William Bonner informa, na bancada do Jornal Nacional, que pessoas que usaram o Pix “pelo menos uma vez na vida” têm direito a um suposto saque “de um valor que o governo tenta esconder”. A publicação pede para que as pessoas cliquem em um botão de “saiba mais” para obter detalhes sobre o processo. Por meio do ​projeto de verificação de notícias​, usuários do Facebook solicitaram que esse material fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação da Lupa​:

Pessoas do Brasil inteiro, que usaram o Pix pelo menos uma vez na vida, têm direito a fazer o saque de um valor que o governo tenta esconder

A informação analisada pela Lupa é falsa. Vídeo e áudio da edição de 7 de março de 2022 do Jornal Nacional, da TV Globo, foram adulterados. Em nota, o Banco Central informou que trata-se de uma tentativa de golpe. 

No vídeo original, em 29min25s, Bonner diz: “Brasileiros que têm direito a receber dinheiro esquecido nos bancos começaram, hoje, a consultar os valores no site do Banco Central e a pedir o resgate”. Na sequência, foi veiculada uma reportagem sobre o assunto…

Veja a apuração completa no site Lupa