Falso: É golpe vídeo de Marçal indicando link para ‘resgate de saldo no CPF’

Apurado pelo site UOL Confere

É falso o vídeo do ex-coach Pablo Marçal, candidato do PRTB derrotado à Prefeitura de São Paulo, indicando um link para consulta de “resgate de saldo no CPF”.

O conteúdo manipulado por IA (Inteligência Artificial) leva a uma URL suspeita, que cobra uma taxa pelo suposto resgate do valor. Entretanto, o serviço é gratuito e deve ser feito exclusivamente no site do Banco Central.

Um vídeo com áudio manipulado usa a imagem de Marçal para anunciar um suposto serviço de “resgate de saldo no CPF”.

Ele diz que “hoje é o último dia para realizar o resgate de valores esquecidos em seu CPF”, e que “o Banco Central já anunciou que os valores que não forem resgatados a tempo serão devolvidos aos cofres públicos e não poderão mais ser utilizados”. Por fim, indica um link suspeito e orienta os usuários a clicarem em “saiba mais”.

Vídeo foi manipulado por IA. A voz mecânica, a falta de sincronia entre boca e som, além da inscrição de propaganda eleitoral indicam que o conteúdo original foi modificado por Inteligência Artificial. Pelas inscrições que aparecem no canto direito do vídeo, é possível identificar que o vídeo original é da propaganda eleitoral de Marçal.

Site golpista imita portal do governo, inclusive com logos, e cobra taxa. Contudo, o link não corresponde ao portal oficial do governo, que é www.gov.br/. O site fraudulento simula um atendimento via chatbot que solicita CPF, confirmação de dados pessoais como nome da mãe e ano de nascimento e chave Pix. Por fim, faz a cobrança de uma “tarifa transacional” de R$ 47,89 como condição para supostamente ter acesso aos valores esquecidos. Essa taxa não existe e quem a paga nunca recebe o dinheiro prometido…

Veja a apuração completa no site UOL Confere