Apurado pelo site Aos Fatos
Não é verdade que a Apple foi multada pela Justiça brasileira e obrigada a vender iPhones por R$ 177. As peças de desinformação falsificam uma reportagem do g1 e usam uma imitação da voz do influenciador Pablo Marçal (PRTB) para aplicar um golpe. Não há nenhuma promoção semelhante em vigor no site oficial da empresa.
Publicações que compartilham o golpe acumulavam centenas de compartilhamentos no Facebook até a tarde desta quarta-feira (29).
Publicações nas redes enganam ao alegar que a Apple estaria vendendo iPhones a R$ 177 após ser multada pela Justiça. Os posts desinformativos direcionam o usuário a um site fraudulento que rouba dinheiro e informações pessoais. Não há qualquer promoção do tipo no site da Apple, e a suposta condenação judicial também não ocorreu.
As peças desinformativas distorcem uma fala do influenciador Pablo Marçal para dar a entender que ele estaria anunciando a oferta. No trecho, retirado de uma palestra, Marçal criticava na realidade quem se endividava para comprar um iPhone com o objetivo de se igualar a outras pessoas: “Pega esse iPhone. ‘Ah, eu tenho que andar com iPhone porque a turma que eu ando todo mundo tem iPhone’. Compra um iPhone, dívida de otário. Consumo. O que você ganha com isso? Nada”…
Veja a apuração completa no site Aos Fatos