Falso: É golpe site que promete indenização por fraude no INSS; vídeo é deepfake

Apurado pelo site Lupa

Circula nas redes sociais um vídeo em que uma mulher afirma que, em vista da fraude no sistema do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), o governo federal decidiu indenizar as vítimas. Para sacar o valor, seria necessário acessar um site. É falso. Trata-se de um golpe.

Por WhatsApp, leitores sugeriram que o conteúdo fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação da Lupa: 

Já ouviu falar no escândalo do INSS? Mais de R$ 6 bilhões desviados de brasileiros comuns. Agora, o governo foi obrigado a liberar indenizações. Em menos de dois minutos você descobre se tem direito a até R$ 15.626 direto no seu nome. O processo é 100% online e sem burocracia. Veja como funciona. Um: acesse o site oficial indicado abaixo. Dois: insira seu CPF no campo de consulta. Três: aguarde o cálculo automático. Quatro: se houver valor disponível, basta confirmar seus dados e confirmar o saque. Quem foi prejudicado, mesmo sem saber, tem direito garantido

O site indicado pelo post para o recebimento dos valores não é do governo federal. Trata-se de uma farsa. Os órgãos oficiais não lançaram um programa de indenização por fraude em descontos ilegais do INSS. O que existe, atualmente, é uma consulta que pode ser feita no site oficial do governo, o gov.br, para verificar se o beneficiário foi vítima de fraude…

Veja a apuração completa no site Lupa