Apurado pelo site Lupa
Uma gravação manipulada por técnicas de “deep fake” mostra Stockton Rush, CEO da OceanGate, afirmando que o acidente com o submersível não aconteceu e que a expedição faria parte de uma farsa para promover um filme. É falso. Destroços da embarcação foram encontrados em 22 de junho de 2023. A Guarda Costeira dos EUA confirmou as mortes.
Circula nas redes sociais um vídeo manipulado por técnicas de “deep fake” que mostra Stockton Rush, CEO da OceanGate, afirmando que não aconteceu o acidente com o submarino que implodiu ao tentar visitar o naufrágio do Titanic. Ele também diz que a expedição faria parte de uma farsa para promover um filme. As afirmações são falsas.
Por meio do projeto de verificação de notícias, usuários do Instagram solicitaram que esse material fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação da Lupa:
Vamos revelar a verdade para vocês. Não existe submarino (…)
O submarino Titan, da empresa estadunidense OceanGate, implodiu durante uma expedição para visitar o naufrágio do Titanic. A Guarda Costeira dos Estados Unidos confirmou, no dia 22 de junho, que encontrou destroços da embarcação. Nesse sentido, a teoria da conspiração desinforma logo no início do vídeo que circula pelas redes sociais, ao afirmar que tanto o submersível não existia como que o acidente jamais aconteceu…
Veja a apuração completa no site Lupa