FALSO: É falso que Yanomamis em grave situação de desnutrição sejam venezuelanos, e não brasileiros

Ações de socorro do Ministério da Saúde ocorrem dentro de território brasileiro; documentos apontam danos causados por avanço do garimpo ilegal em terras indígenas do Brasil

Apurado pelo site Estadão Verifica

São brasileiros, e não venezuelanos, os indígenas Yanomamis que vêm sofrendo com casos de desnutrição, malária, infecção respiratória aguda e outros problemas de saúde por conta de uma grave crise sanitária na terra indígena onde vivem. A situação vinha sendo denunciada por lideranças indígenas e associações nos últimos anos e foi escancarada no último sábado, 21, após uma visita do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), e das ministras da Saúde, Nísia Trindade, e dos Povos Indígenas, Sônia Guajajara. Eles estiveram na Casa de Apoio à Saúde Indígena, onde muitos deles estão sendo atendidos em Boa Vista, capital de Roraima.

É falso que STF tenha decidido que furto de celular não será mais crime

Em 2011, se estimava que viviam 11.341 Yanomamis no lado venezuelano; o Censo de 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontava que eram 21.982 os vivendo no Brasil. Em 2019, um levantamento da Secretaria Especial de Saúde Indígena apontava que eram 26.780 os Yanomamis no território brasileiro. Segundo dados do Ministério da Saúde, a população Yanomami em Roraima e no Amazonas, hoje, está em torno de 30,4 mil pessoas. São esses, que vivem do lado de cá da fronteira, que vêm sofrendo com a crise humanitária e de saúde…

Veja a apuração completa no site Estadão Verifica