Apurado pelo site Aos Fatos
Não é verdade que a apresentadora Xuxa Meneghel e o padre Júlio Lancellotti serão os embaixadores do Criança Esperança deste ano, como afirmam publicações nas redes. As peças de desinformação têm origem em um post satírico no X (ex-Twitter) que usa informações falsas e uma montagem para incluir as duas personalidades na mesma foto.
Publicações com o conteúdo enganoso acumulavam mais de 2.000 compartilhamentos no Facebook na tarde desta terça-feira (5). Os posts desinformativos circulam também no WhatsApp, plataforma na qual não é possível estimar o alcance dos conteúdos (fale com a Fátima).
Publicações enganam ao afirmar que Xuxa e o padre Júlio Lancellotti serão os embaixadores do Criança Esperança de 2024. As peças, que circulam em meio a ataques às duas personalidades, fazem uma série de alegações falsas:
O Criança Esperança é uma campanha nacional realizada pela TV Globo desde 1986, inicialmente em parceria com o Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância) e a partir de 2003 em parceria com a Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura). Desde que foi criado, o programa nunca teve embaixadores. Em busca por anúncios oficiais na imprensa e no site do Criança Esperança, Aos Fatos não encontrou comunicados que atestem que haverá mudanças na edição deste ano…
Veja a apuração completa no site Aos Fatos