Falso: É falso que voto para Trump foi computado para Kamala Harris

Apurado pelo site Aos Fatos

Não é verdade que as urnas eletrônicas no estado americano de Kentucky estão computando votos dados ao candidato republicano, Donald Trump, para a democrata Kamala Harris. O vídeo que circula com a alegação é verdadeiro, mas o caso registrado foi solucionado, segundo autoridades locais, e o problema não se repetiu.

A publicação enganosa acumulava ao menos 7.000 curtidas no Instagram e centenas de compartilhamentos no Facebook até a tarde desta sexta-feira (1º).

Um vídeo em que um eleitor americano tenta votar em Trump, mas a urna seleciona o nome de Kamala Harris, tem sido compartilhado nas redes como se mostrasse uma fraude orquestrada para impedir a seleção do nome do republicano no estado de Kentucky. Isso, no entanto, é falso.

O caso aconteceu no condado de Laurel na última quinta-feira (31) em um equipamento específico. Segundo o republicano Tony Brown, autoridade eleitoral local, o que aconteceu foi um incidente isolado:

Horas depois, o representante da Procuradoria chegou ao local e gravou um vídeo com o mesmo equipamento para tentar repetir o problema. Segundo a autoridade, o voto só foi trocado quando o dedo foi pressionado entre as duas opções.

De acordo com um ex-diretor eleitoral americano ouvido pela Louisville Public Media, provavelmente o erro do eleitor foi tentar clicar no quadrado localizado no canto superior esquerdo. Para ele, o problema não teria ocorrido se o eleitor tivesse clicado no centro da opção, que é a orientação no momento da votação…

Veja a apuração completa no site Aos Fatos