Falso: É falso que Volodimir Zelensky tenha sido capturado pelas tropas russas: a suposta foto policial que circula é de uma série de televisão

Apurado pelo site Chequeado 🇦🇷

Uma suposta foto do presidente ucraniano está circulando com mensagens dizendo que ele foi “capturado” e que está sendo transferido para uma prisão russa. No entanto, isso é falso. A imagem faz parte da série de televisão que Zelensky estrelou entre 2015 e 2019.
Circula nas redes sociais uma imagem que mostra o momento em que o jornalista norte-americano, Tucker Carlson, conta diante das câmeras que o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, foi detido por tropas russas. Há uma suposta fotografia policial do presidente preso.

No entanto, isso é falso. A imagem da suposta transmissão de Carlson é uma montagem e a foto do líder político pertence a uma cena da série de televisão ucraniana “Servo do Povo” que foi gravada em 2019.

Um dia depois que o conteúdo se tornou viral, Zelensky apareceu publicamente na cidade de Kharkiv, na Ucrânia.

Em meio ao crescente conflito entre Rússia e Ucrânia, começou a circular nas redes sociais uma imagem do suposto momento em que o repórter americano, Tucker Carlson, anuncia ao vivo a captura do presidente ucraniano, Volodimir Zelensky. Antes da audiência, Carlson teria mostrado uma foto do presidente na prisão.

“BOMBEAR. Tucker divulgou um vídeo de Zelensky sendo capturado. Ele será transferido para a prisão Black Dolphin, na Rússia” (sic), diz uma das postagens. Outro indica que “Tucker Carlson estaria afirmando que Zelensky foi detido”.

Mas isso é falso. A imagem viral de Carlson e Zelensky é uma montagem feita com imagens separadas de ambos. A foto também não é real, mas é uma cena da série de televisão ucraniana “Servo do Povo” , estrelada pelo político – quando era ator – entre 2015 e 2019. Finalmente, um dia após sua transmissão, Zelensky publicou um comunicado oficial mensagem da cidade ucraniana de Kharkiv…

Veja a apuração completa no site Chequeado 🇦🇷