Circula na internet que o presidente da Rússia, Vladimir Putin, teria ordenado a destruição de todas as doses de vacinas contra a Covid-19 do país. É falso. Não há evidências sobre a suposta determinação na imprensa ou em órgãos oficiais.
Apurado pelo site Lupa
Circula pelas redes sociais a informação de que o presidente da Rússia, Vladimir Putin, teria ordenado a destruição de todas as doses de vacinas contra a Covid-19 disponíveis em seu país. Por meio do projeto de verificação de notícias, usuários do Facebook solicitaram que esse material fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação da Lupa:
“Em um ato surpreendente, o presidente russo Vladimir Putin ordenou nesta sexta-feira (3) a destruição de todas as doses de vacinas contra a Covid-19 disponíveis no país”
A informação analisada pela Lupa é falsa. Não há nenhum registro na imprensa ou em órgãos oficiais da Rússia sobre a suposta determinação de Putin para destruição de todas as doses de vacinas contra a Covid-19 no país. O boato teve início a partir da publicação de um texto em um site que dissemina teorias da conspiração.
Não foram encontrados anúncios sobre o assunto nos sites do Ministério da Saúde ou da Presidência do país. A pesquisa pelos termos “Putin” e “Covid-19” em buscadores como Google e Bing também não retornou notícias que confirmem a história. O resultado foi o mesmo em sites de agências internacionais de notícias, como Reuters e BBC…