Imagens compartilhadas nas redes sociais mostram embate entre um homem e uma mulher, no qual nenhum dos dois lutadores é trans; filmagem é de evento na Polônia em 2021
Apurado pelo site Estadão Verifica
É falso que um vídeo que viralizou nas redes sociais recentemente mostre uma luta entre duas mulheres e que uma delas se identifique como trans. Na realidade, as imagens compartilhadas no Facebook e no Kwai retratam um embate entre um homem e uma mulher, no qual nenhum dos dois participantes se apresenta como transgênero. A filmagem foi feita na Polônia em 2021.
Pessoas trans são aquelas que se identificam com um gênero diferente daquele que corresponde ao seu sexo biológico no nascimento. Já as pessoas que se reconhecem pelo mesmo gênero que foi designado ao nascer são chamadas cisgênero.
O vídeo checado aqui circula nas redes com o texto “Nikolas Ferreira está certo ou errado? – Os trans tomando o lugar das mulheres”. O parlamentar mineiro fez um discurso na semana passada na Câmara dos Deputados contra “homens que se sentem mulheres”, o que fez com que ele se tornasse alvo de três notícias-crime no Supremo Tribunal Federal (STF) por transfobia e de um abaixo-assinado pedindo sua cassação…