FALSO: É falso que vídeo mostre lutadora trans competindo com mulher cis

Circula pelas redes sociais um vídeo que supostamente mostra uma luta de MMA entre uma mulher cis e uma mulher trans. É falso. A gravação exibe um combate entre um homem e uma mulher, no qual nenhum dos dois se apresenta como pessoa transgênero. O evento de MMA é conhecido por promover embates com celebridades e foi realizado na Polônia em 2021.

Apurado pelo site Lupa

Circula pelas redes sociais um vídeo que mostra uma luta de MMA. A legenda afirma que se trata de duas mulheres, sendo que uma delas se identificaria como mulher trans. O texto sugere ainda que a luta representaria uma suposta injustiça cometida contra mulheres cis ao competirem com mulheres trans. Por meio do ​projeto de verificação de notícias​, usuários do Facebook solicitaram que esse material fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação da Lupa​:

(…) Os trans tomando o lugar das mulheres

A informação analisada pela Lupa é falsa. A imagem não mostra uma luta entre duas mulheres, em que uma delas se identifica como trans. Na verdade, a gravação é de uma luta intergênero de MMA entre um homem e uma mulher, na qual nenhum dos dois se identifica como transgênero. O combate ocorreu na Polônia em outubro de 2021.

O “MMA-VIP” é uma franquia polonesa que promove combates entre celebridades. O homem que aparece nas imagens é Michal Przybylowicz, conhecido como “Ken Polonês”, e a mulher é Wiktoria Domzalska, filha de um boxeador do país…

Veja a apuração completa no site Lupa