Apurado pelo site Aos Fatos
Não é verdade que um vídeo traz imagens apagadas do sistema de monitoramento do Palácio do Planalto que mostram o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e aliados dentro da sede do governo durante os atos golpistas de 8 de janeiro. As peças de desinformação que fazem essa alegação compartilham uma gravação que já havia vindo a público e que registra o momento em que membros do governo avaliam a extensão dos danos causados, após o fim das manifestações.
Publicações com o conteúdo enganoso acumulavam 15 mil compartilhamentos no Facebook até a tarde desta segunda-feira (18). Os posts também circulam no WhatsApp, plataforma na qual não é possível estimar o alcance (fale com a Fátima).
Um vídeo que mostra Lula e aliados caminhando pelas dependências do Planalto em 8 de janeiro tem circulado fora de contexto nas redes como uma suposta prova de que o governo teria participado dos atos golpistas. De acordo com as peças de desinformação, as imagens fariam parte do acervo apagado pela empresa responsável por administrar as câmeras de segurança do governo federal, o que não é verdade. A gravação é antiga, já foi disponibilizada ao público e, inclusive, já serviu como material para outras peças de desinformação desmentidas pelo Aos Fatos.
Na filmagem, o presidente e outros integrantes do governo vistoriam a sede do Executivo horas depois do fim dos atos golpistas. Durante o dia, Lula cumpriu agenda em Araraquara (SP), cidade que havia sido atingida por fortes chuvas…
Veja a apuração completa no site Aos Fatos