Apurado pelo site Aos Fatos
Um vídeo antigo da Jovem Pan que noticia a organização de uma manifestação na frente do quartel-general do Exército em Brasília voltou a circular como se fosse atual. O vídeo foi veiculado originalmente pela emissora no dia 17 de dezembro de 2022, quando bolsonaristas estavam acampados no local para protestar contra o resultado das eleições.
Posts com o conteúdo enganoso acumulavam mais de 41 mil compartilhamentos no Facebook e ao menos 343 mil visualizações no Kwai até o início da tarde desta quarta-feira (03). O vídeo falso também circulou no Whatsapp, onde não é possível estimar o alcance (fale com a Fátima).
Publicações nas redes têm usado um vídeo antigo para sugerir que manifestantes estariam se reunindo em Brasília, junto com as Forças Armadas, para realizar um ato contra o governo atual. As imagens, na verdade, foram veiculadas no programa Os Pingos nos Is, da Jovem Pan, no dia 17 de dezembro de 2022, quando bolsonaristas estavam acampados no quartel-general do Exército, em Brasília, e organizavam protestos contra a eleição de Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
Após o resultado, bolsonaristas montaram um acampamento na frente do QG do Exército para pedir por intervenção militar. Em meados de dezembro, quando os atos já completavam quase 50 dias e estavam perdendo fôlego, manifestantes convocaram para o que eles chamaram de “último ato” ou “novo 7 de setembro”. No final de semana em que o ato foi marcado, no entanto, o acampamento sofreu os efeitos de uma tempestade e alguns manifestantes acabaram sendo atingidos por um raio…